quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Paracetamol



Paracetamol é um medicamento com efeito antitérmico e analgésico que é comercialmente encontrado como Tylenol, Parador, Febralgin, Dorico, Vick Pyrena ou Sonridor, além do genérico.



                                                                                  Dimensões da molécula do paracetamol


Propriedades do paracetamol


O paracetamol (PAR), acetaminofeno ou N-acetil-p-aminofenol, foi introduzido na terapêutica depois de uma descoberta acidental da acetanilida, ao mesmo tempo em que os salicilatos eram descobertos. É utilizado desde 1878 até hoje em muitos países como analgésico e antipirético, comercializado sozinho ou associado, no alívio de sintomas relacionados a processos virais, dores crônicas e odontológicas, sendo ainda bastante difundido em pediatria (FLOWER e VANE, 1972). 


FIGURA 1. Fórmula estrutural do paracetamol 


O PAR é um pó branco e cristalino, solúvel em água, álcool etílico, clorofórmio, glicerina e fracamente solúvel em éter etílico. Apresenta uma fórmula molecular C8H9O2 e peso molecular igual a 151,16g/mol. O pka do paracetamol a 25oC é 9,51 e em solução permanece estável entre pH 4 e 7 a 25oC. O composto é estável à temperatura, luz e umidade (MERCK, 1976).


Funcionamento do paracetamol


Reduz a febre atuando no centro regulador da temperatura no Sistema Nervoso Central (SNC) e também diminui a sensibilidade para a dor.


Precauções


A absorção do paracetamol é mais rápida em condições de jejum, os alimentos podem afetar a velocidade da absorção, porém não quantidade absorvida do medicamento.


Referências


Nenhum comentário: